Uncategorized

Você acha que a Macroeconomia acabou?

Mario Rizzo parece achar que sim. Claro que você tem que ler o texto dele primeiro. Mas eu não me convenço com estes tradicionais argumentos sobre a “matemática” ser isto ou aquilo. Talvez outros blogueiros queiram discutir o tema. Bem, fica aqui o convite. Só peço que me enviem os endereços dos respectivos textos via comentários para que eu possa acompanhar e participar da discussão.

Pois bem, senhoras e senhores: a Macroeconomia faliu? Acabou? Morreu?

3 comentários em “Você acha que a Macroeconomia acabou?

  1. Do jeito que ela é praticada sim. Os problemas macroeconomicos são problemas de descoordenação dos planos de ação dos indivíduos. A análise de equilíbrio geral é a análise de estados de coordenação dos planos dos indivíduos. Logo, analisar problemas macroeconomicos com essa ferramenta não é uma idéia inteligente.

    Além disso, problemas de descoordenação de planos são problemas causados pela incerteza radical (genuína, etc), que não podem ser tratados formalmente sem violar o subjetivismo metodológico. Logo, ao utilizamos modelos, temos duas escolhas: Ou violamos o subjetivismo metodológico, tipo os modelos keynesianos primitivos, ou utilizamos modelos de equilíbrio que não violam o subjetivismo, mas que não tratam de problemas macroeconômicos genuínos.

    Os resultados de ambas as escolhas acabaram se esgotando e foram pro brejo. Primeiro os modelos keynesianos primitivos, depois os modelos de equilíbrio geral.

Deixe um comentário