Evolução da Macroeconomia

Acabei de ler o belo texto do Mankiw: Macroeconomist as a Scientist And Engineer. Mankiw descreve uma interessante trajetória do estudo da macroeconomia, passando pelas escolas e entrando no debate que estamos acostumados a ouvir (neo-clássicos vs neo-keneysianos). Recomendo a leitura a todos estudantes e interessados no assunto.

No texto, percebemos a evolução teórica e a contribuição de cada escola. Além disso, ele fala que o macroeconomista tem duas funções: o de cientista (desenvolve a parte teórica) e o engenheiro (utiliza a teoria para desenvolver modelos e assim aplicá-los).

Apesar de todo o avanço teórico, muito pouca coisa tem alterado na prática, segundo o autor. O modelo utilizado pelo governo Bush para avaliar o impacto do corte de impostos em 2001 e 2003, por exemplo, é baseado nos modelos de Klein, Modigliani e Eckstein da década de 1960.

Assim, muito pouco da evolução teórica dos anos 80 e 90, por exemplo, foram aplicadas modelos.

Outro ponto de vista que achei interessante no texto é o que é passado para agente (alunos) em sala de aula. Se formos pensar bem, o modelo IS-LM (e algumas de suas variações como o IS-LM-BP) é a base de muita coisa que vimos na graduação. Muito das evoluções recentes na macroeconomia são ignoradas pelos professores.

Quantas pessoas já viram o modelo IS-MP, muito mais relevante para países com metas de inflação? Eu vi. Sou um privilegiado, creio.

Mankiw fala que a maioria dos alunos estão mais interessados em serem engenheiros macroeconômicos a cientistas. Acho que realmente isso é verdade, vide o número de alunos que querem ir para o mestrado e Ph.D. Sendo assim, a ênfase em estatística e econometria nas universidades brasileiras não seria pequena?

Apesar de ter visto o Modelo IS-MP em sala de aula, por exemplo, não vi o modelo aplicado, ou seja, não vi como estimá-lo econometricamente.

Essas questões chamaram a minha atenção. E vocês, o que acham?

About these ads

3 comentários sobre “Evolução da Macroeconomia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s